Acabei de assistir a reportagem do Fantástico "Brasil sem Cigarro", achei uma boa iniciativa. Sugiro a todos os fumantes e pessoas que convivem com fumantes que assistam as reportagens e sigam as dicas dadas pelo doutor Drauzio Varella.
Faço um pedido pessoal a todos os fumantes, façam a tentativa de parar. A todos os que tem amigos e familiares fumantes dêem apoio a eles para que tenham força para largar o vício.
REPORTAGEM
O doutor Drauzio Varella estreia mais que uma série no Fantástico. Estreia uma campanha. Brasil sem Cigarro - vamos acabar com esse vício que mata milhares de brasileiros todos os anos.
Visite o blog do Brasil sem cigarro
O dia do "Pare!" já está marcado. É domingo que vem, dia 13 de novembro. Neste domingo, vamos conhecer os três fumantes que o doutor Drauzio vai acompanhar para mostrar como é possível jogar o cigarro no lixo e viver sem ele.
Todo fumante quer parar de fumar. Mesmo aqueles que dizem o contrário. Quem pode ser feliz sendo dependente de uma droga que provoca crise de abstinência a cada 30 minutos?v Em nosso país existem 15 milhões de dependentes de nicotina. O Fantástico convidou esses fumantes para enviarem vídeos contando a sua história.
No Brasil o tabagismo é uma doença negligenciada. Existem tratamentos com adesivo de nicotina e medicamentos. Mas eles não custam barato e não estão ao alcance dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por esta razão, na série Brasil sem Cigarro, nós convidamos os fumantes a largarem o cigarro com base no esforço pessoal. É difícil, mas não impossível. O Fantástico ajudará dando orientações.
É importante marcar uma data. A data que o Fantástico marcou é o próximo domingo, dia 13 de novembro.
Quando você parar de fumar, o organismo vai sentir falta da nicotina. Quando isso acontecer, beba água. Ela ajuda. Três goles de água cada hora que der vontade.
Há pessoas que não param de fumar com medo de ganhar peso. Se você para de fumar, o paladar melhora e o olfato também. Você precisa nesta fase comer alimentos pouco calóricos. Dica: corte pepino, cenoura, couve-flor, salsão, que são alimentos muito pouco calóricos. Mergulhe em um recipiente contendo água e um pouco de sal. Misture e toda vez que der aquela vontade de comer alguma coisa, você comerá um alimento que é pouco calórico. Nesta fase, evite café, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Não é hora de sair com os amigos para tomar chopp. Você vai ficar louco de vontade de fumar.
Dráuzio Varella dá três sugestões: mude seus hábitos – evite os locais que você sabe que irá fumar. Pratique atividades físicas e forme grupos de apoio, assim uma pessoa dá força para a outra.
Se todos os fumantes quiserem, o Brasil será capaz de parar de fumar. Mande um vídeo contando como estão os preparativos para essa data inesquecível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário